Skip to content Skip to footer

Caminho - desenvolvimento de música litúrgica

 

Somos um projeto de formação continuada de aprofundamento em liturgia. Que trabalha com o desenvolvimento de música litúrgica e o aprimoramento do ofício de leitores para a liturgia.

O Caminho surgiu a partir da constatação da perda das reais vocação e ação da música e do músico no serviço pastoral, da aferição das necessidades de compreensão e capacitação sobre os conceitos litúrgicos e o conhecimento musical, teórico e prático, para o serviço à liturgia[1].

Considerando a importância[2] e a realidade da música litúrgica em nossas comunidades, e para suprir a falta de conhecimento específica da arte[3] como colaboradora para o pleno alcance do sentido proposto na liturgia[4], são pertinentes a preocupação[5] e o desejo latente de uma formação técnica e espiritual, adequada[6] e contínua.[7]

De semelhante maneira, a percepção de carências que prejudicam a interpretação e a compreensão, adequadas e plenas, dos textos lidos durante a liturgia, pela ausência de preparação para a prática da leitura, provocou a ampliação desse projeto.

Sendo as leituras a própria voz de Deus que nos fala, elementos de suma importância na Eucaristia, é primordial o entendimento de que a prática está além da simples leitura de um texto, tornando essenciais a dedicação, a devoção e o estudo, prévios e contínuos, para  o exercício apropriado do ofício de leitor. 

Através de uma metodologia diferenciada, propomos reflexões sobre conceitos e fundamentações de diversas áreas, cientes da diversidade nas realidades das comunidades, com o objetivo de trazer o contato com textos da Palavra de Deus[8] e documentos da Igreja, provocar a observação, reflexão e ação e, assim, contribuir valorosamente para o serviço do canto nas liturgias, sem deixar de contemplar e exprimir o que é belo e promover a participação[9] da assembleia reunida.

[1]RATZINGER, 2019, p.37

[2]CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1963, §112. A constituição da Sacrossactum Concilium traz o termo indispensável para com a liturgia.

[3]CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, 1999, §26

[4]CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1963, §5. Glorificação a Deus e santificação dos fiéis.

[5]CONCLUSÕES DA III CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO AMERICANO, 1979, §939

[6]JOÃO PAULO II, Papa, 1999. §2

[7]CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANO, 2007, §345. A formação dos leigos se torna importante. Assim, todo trabalho com a reflexão pós conciliar, requer os cuidados orientados pelo documento de Aparecida.

[8]CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1965, §25

[9]CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1963, §14

 

 

Referência bibliográfica

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II (1965). Dei Verbum: Constituição dogmática sobre a revelação divina. Vatican.va. Disponível em < https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html> Acesso em: 07 Jan. 2022.

______. (1963). Sacrossactum Concilium: Constituição sobre a sagrada Liturgia. 11. ed. São Paulo: Paulinas.

CONCLUSÕES DA III CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO AMERICANO (1979). Evangelização no presente e no futuro da América Latina. 2. ed. Puebla, México: Edições Paulinas.

CONFERÊNCIA NACIONAL DO BISPOS DO BRASIL (1999). A música litúrgica no Brasil: um subsídio para quantos se ocupam da música litúrgica na Igreja de Deus que está no Brasil. 6.ed. São Paulo: Paulus.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO (2007), Documento de Aparecida: Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. 2. ed. Brasília: Edições CNBB.

JOÃO PAULO II, Papa (1999). Carta aos artistas: A todos aqueles que apaixonadamente procuram novas epifanias da beleza para oferecê-las ao mundo como criação artística. Vatican.va. Disponível em < https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/letters/1999/documents/hf_jp-ii_let_23041999_artists.html> Acesso em: 07 Jan. 2022.

RATZINGER, Joseph (2019). Teologia da liturgia: O fundamento sacramental da existência cristã. 2. ed. Brasília: Edições CNBB.