Por: Juliana Mara Matos (Licenciada em Letras)
QUARTO DOMINGO
– Análise textual –
Atenção: O texto a seguir propõe pistas ou chaves de leitura sob alguns aspectos linguísticos, ou seja, aspectos relacionados à Língua Portuguesa, seu uso e significado.
É um convite à uma leitura atenta e dedicada dos textos litúrgicos, com o intuito de auxiliar o atingimento de um pleno entendimento daquilo que se celebra.
Antífona de Entrada
Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador! (Is 45,8)
Análise: Essa antífona exprime um pedido: condições favoráveis: orvalho e justiça, para que brote o Salvador.
Oração do dia
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Análise: Proponho, conforme a estrutura da oração, analisar seus termos:
Invocação: Ó Deus.
Pedido – vamos nos ater um pouco mais nessa parte:
“Derramai a vossa graça em nossos corações para que cheguemos à glória da ressurreição”. Isso é o que queremos e pedimos.
E de que maneira faremos jus à graça e à glória da ressurreição, que pedimos? “Conhecendo a encarnação do Filho de Deus pela mensagem do anjo.”
Com licença para um parênteses, veremos logo mais, no Evangelho, que José conheceu a encarnação do Filho de Deus pela mensagem do anjo, e sua resposta foi, conforme veremos, confiar. Ter fé.
Como temos estudado, nos é necessária uma ação. Não basta ficar inerte, e a ação, aqui, é conhecer, devemos tomar uma atitude consciente.
Conclusão: Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura – Isaías 7,10-14 Leitura do profeta Isaías.
7 10 O Senhor disse ainda a Acaz: 11“Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto”. 12Acaz respondeu: “De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova”. 13 Isaías respondeu: “Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus? 14 Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco”.
Palavra do Senhor.
Análise: Existe uma instrução dada pelo Senhor a Acaz. E, em resposta, a recusa de Acaz: “Não quero pôr o Senhor à prova”, não quero testar o Senhor. Podemos pensar o motivo dessa resposta, pelo texto apenas não é claro, mas seria por medo? Falta de fé?
Apesar da resposta de Acaz e, ao mesmo tempo, em resposta a Acaz, o sinal é revelado: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco”.
Salmo Responsorial – 23/24
O rei da glória é Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
porque ele a tornou firme sobre os mares
e, sobre as águas, a mantém inabalável.
“Quem subirá até o monte do Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor
e a recompensa de seu Deus e salvador”.
“É assim a geração dos que o procuram
E do Deus de Israel buscam a face”.
Análise: Vamos dividir o ritornello do salmo em duas partes, analisar a primeira parte agora, e a segunda após as estrofes:
Uma afirmação: O Rei da glória é o Senhor Onipotente. Verbo de ligação indica uma qualidade, logo o entendimento aqui é de indissociabilidade entre o ser Rei da glória e Senhor Onipotente.
A primeira estrofe do salmo continua as exaltações: Ao Senhor pertence a terra e o que nela há (esse é o significado de encerra, aqui), o mundo inteiro com os seres que o povoam…
Na segunda estrofe, orientações: Quem subirá até o monte do Senhor? Quem ficará na santa habitação do Senhor?
Quem tem mãos puras e coração inocente, quem não dirige sua mente para o crime.
Na terceira estrofe, a promessa de recompensa aquele que procurar a Deus: a benção do Senhor.
E, a segunda parte do ritornello: uma solicitação – Abri as portas para que ele (o Rei da glória, o Senhor Onipotente) possa entrar.
Ele é Rei e Senhor Onipotente, mas é necessária a permissão para ele entrar, abrindo as portas. Não é uma invasão.
Leitura – Romanos 1,1-7
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
1 Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus; este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, 3 acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo, a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
Palavra do Senhor.
Análise: É o início da carta com a identificação do remetente e seus atributos: Paulo, escolhido para ser apóstolo e reservado para anunciar o Evangelho.
Explica que o Evangelho é o anúncio do cumprimento de uma promessa, e essa promessa é Jesus Cristo.
Evangelho – Mateus 1,18-24
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel, que significa: Deus conosco (Mt 1,23).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
1 18 Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23 “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco”. 24 Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
Palavra da Salvação.
Análise: O texto do Evangelho já se inicia de maneira interessante: “Eis”. Introduz uma narrativa explicativa que se estabelecerá. Segue descrevendo uma sequencia de acontecimentos sobre o nascimento de Jesus, e, muito importante notar que o foco é José.
Maria estava desposada com José;
José era homem de bem;
Um anjo do Senhor apareceu a José, (e deu-lhe uma ordem):
José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa;
José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado.
Vamos entender o que é “estar desposado”? Na tradição judaica, na época de José e Maria, estar desposado, significava estar noivo, em um compromisso só seria desfeito com a morte de um dos noivos ou com o divórcio. O casal ainda não vivia junto. Esse noivado durava cerca de um ano, tempo para o noivo providenciar a casa para habitar com sua esposa, e para a noiva preparar o enxoval. Ter relações conjugais e morar juntos eram atitudes proibidas! (The Catholic Leader.The betrothal of Mary and Joseph. 2021. Acesso em: 13 dez. 2022. tradução nossa).
Podemos assim compreender melhor a atitude de José: sendo homem de bem, não querendo difamar, ou seja, ofender a reputação de Maria, sob pena de ela ser considerada adúltera e punida conforme as leis da época, pretendia abandoná-la secretamente. Após a mensagem do anjo:
José confia totalmente em Deus, obedece às palavras do Anjo e recebe Maria. Foi precisamente esta confiança inabalável em Deus que lhe permitiu aceitar uma situação humanamente difícil e, num certo sentido, incompreensível. Na fé, José compreende que o menino gerado no ventre de Maria não é seu filho, mas o Filho de Deus, e ele, José, será o seu guardião, assumindo plenamente a sua paternidade terrena. O exemplo deste homem manso e sábio exorta-nos a elevar o olhar e a impeli-lo mais além. Trata-se de recuperar a surpreendente lógica de Deus que, longe de pequenos ou grandes cálculos, é feita de abertura a novos horizontes, a Cristo e à sua Palavra. (PAPA FRANCISCO. ANGELUS. Praça São Pedro, Domingo, 22 de dezembro de 2019. Acesso em: 13 dez. 2022).
Sobre as Oferendas
Ó Deus, que o mesmo Espírito Santo que trouxe a vida ao seio de Maria santifique estas oferendas colocadas sobre o vosso altar. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da Comunhão
Ó Deus todo-poderoso, tendo nós recebido o penhor da eterna redenção, fazei que, ao aproximar-se a festa da salvação, nos preparemos com maior empenho para celebrar dignamente o mistério do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
Análise: Gostaria de chamar atenção aqui para a palavra “penhor”. Penhor é uma garantia de pagamento. Veja como isso é sério: nós recebemos uma garantia da eterna redenção. É uma afirmação!
Em seguida, pedimos mais empenho, mais dedicação.
Finalizando as análises desse domingo, e fechando os estudos textuais propostos para os quatro domingos do Advento, ano A:
Partimos da decisão de ter esperança e confiar, para o que recebemos como resposta a certeza de que O Senhor vem. Alegramo-nos com isso!
E, a partir de nossa decisão consciente, a exemplo de José, seguimos com fé.